SOBRE CPA

A Faculdade IBC adotará um plano permanente de Autoavaliação Institucional com os seguintes objetivos principais.

V

Apresentar as linhas norteadoras para que seja estabelecido o processo de auto avaliação institucional.

V

Apresentar as linhas sumárias de atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

V

Vincular o processo de auto avaliação à legislação vigente da educação superior.

FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação institucional foi regulamentada através de legislação específica do MEC, visando promover a constante revisão da qualidade da educação superior e o aprimoramento da qualidade acadêmico-institucional, bem como de relacionamento da instituição de educação superior com a sociedade.

A legislação

básica que fundamenta a avaliação institucional é a seguinte:
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Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
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Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – e as atribuições da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES;
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Portaria MEC nº2.051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004.

ETAPAS AVALIATIVAS INSTITUCIONAIS

Segundo as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, as etapas da avaliação institucional são as seguintes:

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Autoavaliação – executada pela própria CPA;
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Avaliação externa – executada por comissões designadas pelo INEP.

Na avaliação externa é considerado um conjunto de avaliações, a saber:

  • Análises dos relatórios das autoavaliações das IES:
  • Análise dos índices qualitativos auferidos pela IES e seus cursos (IGC, CI, CPC, CC).
  • Avaliação do desempenho discente – realizada pelo Exame Nacional de Avaliação e
  • Desempenho dos Estudantes (ENADE):
  • Avaliação dos cursos de graduação – realizado por comissões designadas pelo